segunda-feira, 2 de setembro de 2013

ARANHA MOLA - TECNOLOGIA ASSITIVA

Tecnologia Assistiva é um termo inserido na nossa atualidade, utilizado na identificação de Recursos e Serviços que veem contribuindo e promovendo a ampliação de habilidades funcionais de pessoas com deficiência tendo como objetivo proporcionar uma vida mais autônoma, com qualidade de vida  e dependendo do instrumento utilizado pode-se ampliar a comunicação, mobilidade e até mesmo aumentar as possibilidades de aprendizagem do indivíduo.
Existem diversas categorias das tecnologias assistivas que são classificadas de acordo com suas funcionalidades, e uma delas são as órteses.
A Órtese é um apoio ou dispositivo externo aplicado ao corpo para modificar aspectos funcionais ou estruturais do mesmo para obtenção de alguma vantagem mecânica ou ortopédica. Ou seja, é um ajuste do corpo com funcionamento comprometido que necessita de um recurso ortopédico para facilitar e dar mais independência nas atividades cotidianas e escolares.
Na escola uma das atividades mais corriqueiras é a escrita e um exemplo de órtese bastante utilizada para favorecer essa atividade é a  Aranha Mola, um instrumento de fácil utilização que auxilia na escrita de pessoas com algum tipo de trauma ou sequela nas mãos.

Algumas especificações:
  • Modelo: Receptor de lápis, caneta e pincel.
  • Objetivo: Aranha Mola ou facilitador para escrita é um receptor de lápis ou caneta cujo objetivo é reeducar, estabilizar ou auxiliar o movimento da escrita, controlando a atividade de pinça com realinhamento articular. Pode ser usada entre quaisquer dedos.
  • Função: Atividade controlada da pinça polpa-polpa com realinhamento articular.
  • Sugestão Terapêutica: Sequelas de mão hemiplégica, traumatologia (pós-operatório polegar), casos específicos de reeducação da mão.

Observações gerais do produto: Confeccionado em arame flexível e revestido em plástico resistente.


REFERÊNCIA BIBLIORÁFICA:

BERSCH, Rita de Cássia Reckziegel; SATORETTO, Mara Lúcia. A Educação Especial na Perspectiva da Inclusão Escolar: recursos pedagógicos acessíveis e comunicação aumentativa e alternativa v. 6- Brasília: MEC/SEESP [Fortaleza]: Universidade Federal do Ceará, 2010.


5 comentários:

  1. Ola Simone, antes de iniciar o curso de AEE, eu nao conhecia a aranha mola, e olha que eu tenho alunos que necessitam desde recurso. Com base nas leituras dos textos e nas postagens de colegas como voce vou conhecer e ter maiores possibilidades de recursos para trabalhar com os meus alunos. Um abraco, Cristiane

    ResponderExcluir
  2. Olá Simone, parabéns pela postagem, é um recurso interessante e com certeza é sempre bom aprender um pouco mais. Só fiquei com uma dúvida, este recurso deve ser adquirido em lojas especializadas ou será que tem alguma adaptação artesanal? Um abraço

    ResponderExcluir
  3. Simone, o recurso escolhido contribuiria de maneira significativa para autonomia da produção escrita no caso MAC. Sua produção ficou excelente parabéns.

    ResponderExcluir
  4. Boa tarde, é possível adquirir esse material em Portugal?

    ResponderExcluir