sexta-feira, 29 de novembro de 2013

OFICINA DE RECURSOS

Oficina de Recursos de Apoio Multisensorial.

Essa atividade foi desenvolvida no Curso de Ensino da Arte na Educação Especial e Inclusiva. A intenção era criar uma atividade voltada para pessoas cegas e com baixa-visão. Ela também pode ser utilizada como apoio pedagógico no trabalho desenvolvido em Arte Educação e com pessoas com deficiência em geral, já que proporciona o conhecimento através da sensorialidade. A temática trabalhada é a  "antropofagia" e o trabalho desenvolvido por Tarcila do Amaral.
O material utilizado: imagens das obras impressão colorida e preto-branco, EVA e massinha.
Procedimento: O aluno se posiciona junto a obra a fim de criar a idéia da 
figura humana representada nas obras de Tarcila através das partes dos seus corpos.
Baseado nessa criação foi criado um texto para representar a narrativa da obra em formato de audiodescrição
.
           
Era um dia ensolarado. O sol estava se pondo. Tarcila observava o tempo a passar. Escutava o rio e os peixe-bois. O ar seco ressecava sua pele. No sertão só sobrevivem os cactos. O tempo parado, o tédio, invadiam seu corpo, partido. Sentia um peso muito grande em suas pernas, gigantes. O cansaço tomava conta do seu ser. As cores externas contrapõe com o preto-e-branco dentro de si. Só lhe resta devorar os sentimentos e o vazio da sua existência. 
(Descrição: Daniella Forchetti)


domingo, 24 de novembro de 2013

AUDIODESCRIÇÃO

O que é Audiodescrição?

O recurso consiste na descrição clara e objetiva de todas as informações que compreendemos visualmente e que não estão contidas nos diálogos, como, por exemplo, expressões faciais e corporais que comuniquem algo, informações sobre o ambiente, figurinos, efeitos especiais, mudanças de tempo e espaço, além da leitura de créditos, títulos e qualquer informação escrita na tela.
A audiodescrição permite que o usuário receba a informação contida na imagem ao mesmo tempo em que esta aparece, possibilitando que a pessoa desfrute integralmente da obra, seguindo a trama e captando a subjetividade da narrativa, da mesma forma que alguém que enxerga.
As descrições acontecem nos espaços entre os diálogos e nas pausas entre as informações sonoras do filme ou espetáculo, nunca se sobrepondo ao conteúdo sonoro relevante, de forma que a informação audiodescrita se harmoniza com os sons do filme.

www.audiodescrição.com.br

sexta-feira, 18 de outubro de 2013

SUGESTÃO DE ATIVIDADE PARA ALUNOS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL



         Para Vygotsky, a brincadeira pode ter papel fundamental no desenvolvimento da criança. Seguindo a ideia de que o aprendizado se dá por interações, o jogo lúdico e o jogo de papéis, como brincar de “mamãe e filhinha” permite que haja uma atuação na zona de desenvolvimento proximal do indivíduo, ou seja, cria-se condições para que determinados conhecimentos e/ou valores sejam consolidados ao exercitar no plano imaginativo capacidades de imaginar situações, representar papéis, seguir regras de conduta de sua cultura (só a mamãe que pode colocar a filhinha de castigo), etc.

        
Assim, a criança se projeta no mundo dos adultos, ensaiando atividades, comportamentos e hábitos nos quais ainda não está preparada para tal, mas que na brincadeira permite com que sejam criados processos de desenvolvimento, internalizando o real e promovendo o desenvolvimento cognitivo.

        
Podemos considerar jogos voltados às atividades reprodutoras - com certa relação com a memória - e voltados às atividades criadoras, relacionadas à imaginação. Segundo Vygotsky, “O jogo da criança não é uma recordação simples do vivido, mas sim a transformação criadora das impressões para a formação de uma nova realidade que responda às exigências e inclinações dela mesma”.

        
Assim, no espaço escolar, o jogo pode ser um veículo para o desenvolvimento social, emocional e intelectual dos alunos. O professor das fases iniciais pode – e deve -permitir a brincadeira. Entretanto, mais importante que isso é definir os objetivos que se deseja alcançar, para que este momento seja, de fato, significativo. “Ensinar a brincar”, de forma a mediar ações na zona de desenvolvimento proximal é uma forma de promover o crescimento de seu aluno. 
                                                                             
Por Mariana Araguaia
                                                                             
Equipe Brasil Escola
Disponível em:http://educador.brasilescola.com/comportamento/a-importancia-dos-jogos-segundo-vygotsky.htm
                                   
                                     IMAGEM E ESQUEMA CORPORAL
         BONECO ARTICULADO
Estimula:
Noção do esquema corporal;
conscientização sobre as partes do corpo e suas posições;
habilidade manual;
capacidade de se colocar no lugar do outro;
construção de vivências de variados papéis (pai, mãe, filho, irmão).

Descrição:
As partes do corpo recortadas em cartolina: cabeça, pescoço, tronco, dois
braços, dois antebraços, duas mãos, duas coxas, duas pernas e dois pés. Para
juntar as partes fazendo as articulações, podem ser feitos furos com o furador de
papel e colocadas tachas, que se abrem depois e perfurar o papel. Outra alternativa
é furar as articulações com uma agulha grossa e barbante, e depois dar um nó de
cada lado do barbante.

Possibilidades de exploração:
-Recortar e montar o boneco articulado.
-Pedir a uma pessoa que sirva de modelo, assumindo diferentes posições
que os alunos procurarão reproduzir com seus bonecos.
-Fazer o exercício contrário, colocar o boneco em posições que as pessoas
deverão representar.
-Descobrir quais as posições que podem ser feitas com o boneco e que
são impossíveis de serem realizadas pelo ser humano.
-Realização de jogos simbólicos;
-Interpretação e vivências de variados papéis (pai, mãe, filho, irmão).

  

segunda-feira, 2 de setembro de 2013

ARANHA MOLA - TECNOLOGIA ASSITIVA

Tecnologia Assistiva é um termo inserido na nossa atualidade, utilizado na identificação de Recursos e Serviços que veem contribuindo e promovendo a ampliação de habilidades funcionais de pessoas com deficiência tendo como objetivo proporcionar uma vida mais autônoma, com qualidade de vida  e dependendo do instrumento utilizado pode-se ampliar a comunicação, mobilidade e até mesmo aumentar as possibilidades de aprendizagem do indivíduo.
Existem diversas categorias das tecnologias assistivas que são classificadas de acordo com suas funcionalidades, e uma delas são as órteses.
A Órtese é um apoio ou dispositivo externo aplicado ao corpo para modificar aspectos funcionais ou estruturais do mesmo para obtenção de alguma vantagem mecânica ou ortopédica. Ou seja, é um ajuste do corpo com funcionamento comprometido que necessita de um recurso ortopédico para facilitar e dar mais independência nas atividades cotidianas e escolares.
Na escola uma das atividades mais corriqueiras é a escrita e um exemplo de órtese bastante utilizada para favorecer essa atividade é a  Aranha Mola, um instrumento de fácil utilização que auxilia na escrita de pessoas com algum tipo de trauma ou sequela nas mãos.

Algumas especificações:
  • Modelo: Receptor de lápis, caneta e pincel.
  • Objetivo: Aranha Mola ou facilitador para escrita é um receptor de lápis ou caneta cujo objetivo é reeducar, estabilizar ou auxiliar o movimento da escrita, controlando a atividade de pinça com realinhamento articular. Pode ser usada entre quaisquer dedos.
  • Função: Atividade controlada da pinça polpa-polpa com realinhamento articular.
  • Sugestão Terapêutica: Sequelas de mão hemiplégica, traumatologia (pós-operatório polegar), casos específicos de reeducação da mão.

Observações gerais do produto: Confeccionado em arame flexível e revestido em plástico resistente.


REFERÊNCIA BIBLIORÁFICA:

BERSCH, Rita de Cássia Reckziegel; SATORETTO, Mara Lúcia. A Educação Especial na Perspectiva da Inclusão Escolar: recursos pedagógicos acessíveis e comunicação aumentativa e alternativa v. 6- Brasília: MEC/SEESP [Fortaleza]: Universidade Federal do Ceará, 2010.


segunda-feira, 5 de agosto de 2013

O PROFESSOR DE AEE E O SEU TRABALHO NA SALA DE RECURSOS MULTIFUNCIONAIS.

O papel do professor de AEE é bem amplo, devendo ele atuar apoiando os professores que têm na sala de aula comum, alunos com necessidades educativas especiais, bem como atender esses na sala de recursos para aprimorar o seu processo de ensino aprendizagem, buscando sanar suas dificuldades. O professor de AEE deve auxiliar os professores em busca de alternativas para realizar um bom trabalho com os alunos que tenham necessidades educacionais especiais; deve atender individualmente, ou em grupos reduzidos, esses alunos para melhorar o seu desempenho em sala de aula, buscando identificar suas potencialidades. O professor de AEE deve ainda realizar um trabalho coletivo com todo grupo escolar para que se efetive a inclusão, além de produzir recursos pedagógicos considerando as necessidades específicas de cada aluno, bem como promover ações educativas com vários setores.
Para realizar seu trabalho o professor de AEE realiza o estudo de caso de cada aluno, buscando identificar as barreiras impeditivas ao seu desenvolvimento e suas potencialidades que podem ser trabalhadas para que o mesmo se beneficie delas da melhor forma possível. Identificando as barreiras que impedem o aluno de aprender o professor de AEE busca elaborar atividades e recursos com o intuito de minimizar essas barreiras e até mesmo de saná-las quando for possível. Assim o estudo de caso se configura como um instrumento de grande importância para a elaboração de um plano de ação direcionado e específico para cada caso que se apresente ao professor de AEE.
Após a realização do estudo de caso o professor deve elaborar o seu plano de ação para aquele aluno específico, que deve ser coerente com as suas necessidades, buscando sempre o seu pleno desenvolvimento. Nessa fase o professor deve buscar recursos e atividades que vão contribuir e acrescentar ao seu aluno para que ele possa participar da sala de aula comum juntamente com os seus pares, melhorando sempre o seu desempenho. O plano vai direcionar as ações necessárias ao aprendizado e desenvolvimento do aluno atendido na Sala de Recursos Multifuncionais.



sábado, 25 de maio de 2013

VÍDEOS SOBRE INTERNET.

Estes vídeos mostram desde a descoberta do livro até a
geração Web 2.0, representadas por crianças que nasceram na geração
informacional e que transitam com facilidade pelas tecnologias existentes na Web 2.0.

• Help Desk na Idade Média
Duração 2min39seg, em Inglês, com legenda em português
http://www.youtube.com/watch?v=IJq-x2Vrv8c

• Rafinha 2.0
Duração: 9min36seg, em Português
http://www.youtube.com/watch?v=UI2m5knVrvg&eurl=http%3A%2F%2Ftd
educ%2Ezip%2Enet%2F

• Web 2.0
 Duração 4min32seg, com legenda em português
http://www.youtube.com/watch?v=X4n90pO-kRk

Vale a pena conferir, pois os vídeos indicados nos leva a fazer uma reflexão e um paralelo entre o velho e o novo, o antes e o depois e como tudo isso mexe com a vida e o cotidiano das pessoas. O avanço tecnológico nos trouxe muitos desafios, tivemos que nos adaptar, buscar, ir atrás, procurar, produzir... vejo tudo isso de forma muito positiva no sentido da busca e do acesso a informações e saberes. Precisamos usar e saber usar essa ferramentas para que elas nos favoreça, nos conecte e nos torne mais próximos uns dos outros. 

PESQUISA SOBRE A INCLUSÃO ESCOLAR E A OFERTA DO AEE.

PESQUISA SOBRE A INCLUSÃO ESCOLAR E A OFERTA DO AEE NO MUNICÍPIO E NA ESCOLA

Nome do Cursista: SIMONE GOMES MARQUES TAKATU.
Número da Turma: T 01 GO.
Estado / Município Polo: GOIÂNIA.
Estado / Município Abrangência: GOIÂNIA.
Nome da Escola: ESCOLA DE ENSINO ESPECIAL – ASCEP.
Estado / Município da Escola: GO/GOIÂNIA.
Data(s) da realização da pesquisa: 7 DE MAIO DE 2013.

DADOS SOBRE O MUNICÍPIO

1. Quantas salas de recursos multifuncionais existem em seu Município?
1.(  )
2.(  )
3.(  )
4.(  )
5.(  )
Mais que 5.(x) Quantas? _33_
2. Este número é suficiente para atender à demanda?
Sim (  ).
Não (x).    Quantas salas faltam?    Estão em processo de implantação mais 3 salas.

3. Em média, quantos alunos são atendidos em cada sala de recursos multifuncional no seu Município?
Menos de 10.
(  )

Entre 10 e 20.
(x)

Mais de 20.
(  )
Quantos? ____

4. O que define a organização do AEE oferecido nas salas de recursos Multifuncionais do seu município?
·         A formação dos professores em uma deficiência específica (intelectual, física, entre outras).
(  )
·         A formação do professor específica para o AEE.
(x)
·         A demanda de alunos.
(  )
·         Outros. Especifique: __________________
(  )
________________________________________

DADOS SOBRE A ESCOLA SELECIONADA

5. A escola selecionada para sua pesquisa pertence à:
Rede Municipal.
(x)
Rede Estadual.
(  )

6. Dos recursos de tecnologia assistiva abaixo, responda às questões assinalando com x na tabela, tendo como referência a escola selecionada para a pesquisa. Para cada linha assinale as alternativas correspondentes.
OBS: Os recursos pedagógicos e de tecnologia assistiva listados abaixo ilustram algumas alternativas que poderão ser disponibilizadas aos alunos, a partir do trabalho nas salas de recursos multifuncionais (SRM). Assinale com X a primeira alternativa: se TEM ou NÃO TEM na Escola. Se TEM, assinale com X a segunda alternativa: se SÃO USADOS nas SRM ou NÃO SÃO USADOS. Caso não conheça alguns desses recursos, não responda a linha correspondente.


Tem na escola
Não tem na Escola

São usados nas SRM
Não são usados nas SRM
Engrossador para lápis, talheres, escova de dentes pincéis,...

x



Órteses para fixar lápis, pincel, talheres,...

x



Ponteira de boca ou de cabeça

x



Tesoura mola

x



Alfabeto móvel em vários tamanhos e materiais
x


x

Plano inclinado
x


x

Jogos com diferentes materiais e tamanhos apropriados aos alunos com deficiência física
x


x

Mobiliário adequado ao aluno com deficiência física envolvendo mesas reguláveis, cadeiras com adequação postural e cadeira de rodas.
x


x

Prancha de comunicação com símbolos gráficos, fotografias, palavras e letras.
x


x

Vocalizadores em vários formatos e modos de acesso ás mensagens.

x



Software para comunicação alternativa com símbolos gráficos
x


x

Software de Pranchas dinâmicas onde o computador se transforma em ferramenta de voz
x


x

Teclados virtuais com varredura

x



Teclados de diferentes tamanhos e programáveis na sensibilidade e disposição/conteúdos de teclas

x



Colméia de acrílico para teclado
x


x

Mouses de diferentes formatos e programáveis em funções de teclas e sensibilidade
x


x

Dispositivo para movimentação e posicionamento de cursor pelo movimento de cabeça ou ocular

x



Acionadores de diferentes formatos que valorizam diferentes habilidades: pressão, tração, sopro, piscar, ......

x



Mouse com plug para entrada de acionador
x


x

Monitor de tela de toque

x



Software editor de texto com símbolos gráficos e retorno de voz

x



Software leitor de tela

x



Software de OCR para leitura de texto impresso

x



Software para ampliação de tela

x



Reglete

x



Alfabeto Braille em vários tamanhos e materiais

x



Caderno para escrita ampliada

x



Lupa com luz, manual ou de mesa

x



Lupa sem luz, manual ou de mesa
x


x

Lupa eletrônica
x


x

Guia para assinatura

x



Máquina de escrever em Braille

x



Impressora Braille

x



Sorobã

x



Calculadora com retorno auditivo

x



Bengalas dobráveis

x



Relógio com retorno auditivo ou relevo

x



Jogos com sinalização em Braille ou relevo
x


x

Jogos com sinalizações em libras, apropriados aos alunos com surdez
x


x

Sistema FM

x



CDs ou softwares em libras e português

x



Dicionário em libras

x



Softwares com banco de imagens para auxiliar o estudo da LIBRAS e do Português para alunos com surdez.

x




7. Quais são as ações da educação especial desenvolvidas na Escola selecionada para a pesquisa? Se for o caso, pode assinalar mais de uma opção.

·         Oferece o AEE.
(x)
·         Promove formação continuada de professores de  AEE.
(x)
·         Promove formação continuada de professores da sala de aula comum.
(x)
·         Oportuniza acessibilidade nos espaços e materiais escolares.
(x)
·         Orienta as famílias.
(x)
·         Estabelece parceria com outros setores na comunidade.
(x)
·         Outras. Especifique:
(  )
________________________________________________________

8. Em relação aos alunos que frequentam a sala de recursos multifuncionais:
·         Quantos são da escola selecionada para a pesquisa?   05
·         Quantos são de outras escolas?  03

9. No projeto político pedagógico da escola selecionada para a pesquisa está previsto a oferta do AEE?
Sim (x). De que forma?

Nele estão estabelecidos os objetivos da atendimento educacional especializado nas salas de recursos multifuncionais; as atribuições do professor e o público-alvo para o atendimento.

Não (  ). Por quê?
___________________________________________________________________________

10. Indique quais adequações físicas foram (estão sendo, serão) executadas na escola selecionada para a pesquisa. Assinalar:
                   1: para as ações que já foram realizadas
                   2: para as ações que estão em andamento
                   3: para as ações que ainda serão realizadas
                   X: Caso não identifique nenhuma adequação

·         Construção ou adequação de rampas.
(1)
·         Adequação de banheiros.
(1)
·         Sinalização sonora.
(x)
·         Alargamento de portas.
(1)
·         Sinalização visual.
(x)
·         Sinalização tátil.
(x)
·         Nenhuma adequação.   
(  )
Outros. Especifique:
(  )
__________________________________________________

11. Quais são as ações desenvolvidas pelo profissional de AEE na SRM da escola selecionada para sua pesquisa?
Resposta:
 Entrevista com a família do educando para colher informações que vão compor o   estudo de caso e fornecer orientações acerca do trabalho a ser realizado na sala de recursos;
 Entrevista com o professor, ou professores do educando para levantamento das necessidades específicas do mesmo e planejamento de estratégias para serem utilizadas com o mesmo;
 Elaboração e execução do planejamento do AEE e avaliação posterior do mesmo;
 Produção de recursos para os educandos atendidos na SRM, acompanhamento e orientações para o favorecimento do seu processo de aprendizagem. As orientações são direcionadas a todas as pessoas que fazem parte desse processo: professores, família, profissionais que atuam na escola; colegas de turma e o próprio educando.

12. O AEE contribuiu para a melhoria do desempenho do aluno que freqüenta esse serviço?
Não (  ). Por que? ________________________________________________________________________

Sim ( x). Em que?

 Auxilia muito os educandos, uma vez que identifica suas potencialidades e se utiliza de estratégias para sanar suas dificuldades, além de apoiar os professores da sala de aula comum.

13. Como o Professor de AEE se articula com o Professor da sala de aula comum para que ambos possam atender adequadamente as necessidades dos alunos que tem em comum?
Resposta:
 Através do acompanhamento na escola do educando para as trocas de informações, experiências, ideias e sugestões.

14. Qual a participação da família no AEE na escola selecionada para a pesquisa?
Resposta:
 As famílias são muito presentes, trazem informações novas, comentam algum novo comportamento do aluno, pedem orientação e comparecem quando é solicitado.

15. Em que período os alunos frequentam a sala de recursos multifuncionais da escola selecionada para a pesquisa?
·         No período oposto ao das aulas na sala de aula comum.
(x)
·         No mesmo período em que frequentam as aulas na sala de aula comum. Justifique.
(  )
__________________________________________________________________
__________________________________________________________________

16. Outras observações que você considera relevantes a partir da pesquisa realizada.