PESQUISA
SOBRE A INCLUSÃO ESCOLAR E A OFERTA DO AEE NO MUNICÍPIO E NA ESCOLA
Nome
do Cursista: SIMONE GOMES MARQUES
TAKATU.
Número
da Turma: T 01 GO.
Estado
/ Município Polo: GOIÂNIA.
Estado
/ Município Abrangência: GOIÂNIA.
Nome
da Escola: ESCOLA DE ENSINO ESPECIAL –
ASCEP.
Estado
/ Município da Escola: GO/GOIÂNIA.
Data(s)
da realização da pesquisa: 7 DE MAIO DE
2013.
DADOS
SOBRE O MUNICÍPIO
1.
Quantas salas de recursos multifuncionais existem em seu Município?
1.(
)
|
2.(
)
|
3.(
)
|
4.(
)
|
5.(
)
|
Mais que 5.(x) Quantas? _33_
|
2.
Este número é suficiente para atender à demanda?
Sim
( ).
Não
(x). Quantas salas faltam? Estão em processo de implantação mais 3 salas.
3.
Em média, quantos alunos são atendidos em cada sala de recursos multifuncional
no seu Município?
Menos de 10.
|
(
)
|
|
Entre 10 e 20.
|
(x)
|
|
Mais de 20.
|
(
)
|
Quantos?
____
|
4. O que define a
organização do AEE oferecido nas salas de recursos Multifuncionais do seu
município?
·
A formação dos professores em uma
deficiência específica (intelectual, física, entre outras).
|
( )
|
·
A formação do professor específica
para o AEE.
|
(x)
|
·
A demanda de alunos.
|
( )
|
·
Outros. Especifique: __________________
|
( )
|
________________________________________
DADOS SOBRE A ESCOLA SELECIONADA
5.
A escola selecionada para sua pesquisa pertence à:
Rede Municipal.
|
(x)
|
Rede Estadual.
|
(
)
|
6. Dos recursos de
tecnologia assistiva abaixo, responda às questões assinalando com x na tabela, tendo como referência a
escola selecionada para a pesquisa. Para cada linha assinale as alternativas
correspondentes.
OBS: Os recursos
pedagógicos e de tecnologia assistiva listados abaixo ilustram algumas
alternativas que poderão ser disponibilizadas aos alunos, a partir do trabalho
nas salas de recursos multifuncionais (SRM). Assinale com X a primeira
alternativa: se TEM ou NÃO TEM na Escola. Se TEM, assinale com X a segunda alternativa: se SÃO USADOS nas SRM ou NÃO SÃO USADOS. Caso não conheça alguns
desses recursos, não responda a linha correspondente.
|
Tem
na escola
|
Não
tem na Escola
|
|
São
usados nas SRM
|
Não
são usados nas SRM
|
Engrossador para lápis, talheres, escova
de dentes pincéis,...
|
|
x
|
|
|
|
Órteses para fixar lápis, pincel,
talheres,...
|
|
x
|
|
|
|
Ponteira de boca ou de cabeça
|
|
x
|
|
|
|
Tesoura mola
|
|
x
|
|
|
|
Alfabeto móvel em
vários tamanhos e materiais
|
x
|
|
|
x
|
|
Plano inclinado
|
x
|
|
|
x
|
|
Jogos com diferentes materiais e tamanhos
apropriados aos alunos com deficiência física
|
x
|
|
|
x
|
|
Mobiliário adequado ao aluno com
deficiência física envolvendo mesas reguláveis, cadeiras com adequação postural
e cadeira de rodas.
|
x
|
|
|
x
|
|
Prancha de comunicação com símbolos
gráficos, fotografias, palavras e letras.
|
x
|
|
|
x
|
|
Vocalizadores em vários formatos e modos
de acesso ás mensagens.
|
|
x
|
|
|
|
Software para comunicação alternativa com
símbolos gráficos
|
x
|
|
|
x
|
|
Software de Pranchas dinâmicas onde o
computador se transforma em ferramenta de voz
|
x
|
|
|
x
|
|
Teclados virtuais com varredura
|
|
x
|
|
|
|
Teclados de diferentes tamanhos e
programáveis na sensibilidade e disposição/conteúdos de teclas
|
|
x
|
|
|
|
Colméia de acrílico para teclado
|
x
|
|
|
x
|
|
Mouses de diferentes formatos e
programáveis em funções de teclas e sensibilidade
|
x
|
|
|
x
|
|
Dispositivo para movimentação e
posicionamento de cursor pelo movimento de cabeça ou ocular
|
|
x
|
|
|
|
Acionadores de diferentes formatos que
valorizam diferentes habilidades: pressão, tração, sopro, piscar, ......
|
|
x
|
|
|
|
Mouse com plug para entrada de acionador
|
x
|
|
|
x
|
|
Monitor de tela de toque
|
|
x
|
|
|
|
Software editor de texto com símbolos
gráficos e retorno de voz
|
|
x
|
|
|
|
Software leitor de tela
|
|
x
|
|
|
|
Software de OCR para leitura de texto
impresso
|
|
x
|
|
|
|
Software para ampliação de tela
|
|
x
|
|
|
|
Reglete
|
|
x
|
|
|
|
Alfabeto Braille em vários tamanhos e
materiais
|
|
x
|
|
|
|
Caderno para escrita ampliada
|
|
x
|
|
|
|
Lupa com luz, manual ou de mesa
|
|
x
|
|
|
|
Lupa sem luz, manual ou de mesa
|
x
|
|
|
x
|
|
Lupa eletrônica
|
x
|
|
|
x
|
|
Guia para assinatura
|
|
x
|
|
|
|
Máquina de escrever em Braille
|
|
x
|
|
|
|
Impressora Braille
|
|
x
|
|
|
|
Sorobã
|
|
x
|
|
|
|
Calculadora com retorno auditivo
|
|
x
|
|
|
|
Bengalas dobráveis
|
|
x
|
|
|
|
Relógio com retorno auditivo ou relevo
|
|
x
|
|
|
|
Jogos com sinalização em Braille ou
relevo
|
x
|
|
|
x
|
|
Jogos com sinalizações em libras,
apropriados aos alunos com surdez
|
x
|
|
|
x
|
|
Sistema FM
|
|
x
|
|
|
|
CDs ou softwares em libras e português
|
|
x
|
|
|
|
Dicionário em libras
|
|
x
|
|
|
|
Softwares com banco de imagens para
auxiliar o estudo da LIBRAS e do Português para alunos com surdez.
|
|
x
|
|
|
|
7. Quais são as ações da
educação especial desenvolvidas na Escola selecionada para a pesquisa? Se for o
caso, pode assinalar mais de uma opção.
·
Oferece o AEE.
|
(x)
|
·
Promove formação continuada de
professores de AEE.
|
(x)
|
·
Promove formação continuada de
professores da sala de aula comum.
|
(x)
|
·
Oportuniza acessibilidade nos
espaços e materiais escolares.
|
(x)
|
·
Orienta as famílias.
|
(x)
|
·
Estabelece parceria com outros
setores na comunidade.
|
(x)
|
·
Outras. Especifique:
|
( )
|
________________________________________________________
8.
Em relação aos alunos que frequentam a sala de recursos multifuncionais:
·
Quantos são da escola selecionada para a
pesquisa? 05
·
Quantos são de outras escolas? 03
9.
No projeto político pedagógico da escola selecionada para a pesquisa está
previsto a oferta do AEE?
Sim
(x). De que forma?
Nele
estão estabelecidos os objetivos da atendimento educacional especializado nas
salas de recursos multifuncionais; as atribuições do professor e o público-alvo
para o atendimento.
Não
( ). Por quê?
___________________________________________________________________________
10.
Indique quais adequações físicas foram (estão sendo, serão) executadas na
escola selecionada para a pesquisa. Assinalar:
1: para as ações que já foram realizadas
2: para as ações que estão em andamento
3: para as ações que ainda serão realizadas
X: Caso não identifique nenhuma adequação
·
Construção ou adequação de rampas.
|
(1)
|
·
Adequação de banheiros.
|
(1)
|
·
Sinalização sonora.
|
(x)
|
·
Alargamento de portas.
|
(1)
|
·
Sinalização visual.
|
(x)
|
·
Sinalização tátil.
|
(x)
|
·
Nenhuma adequação.
|
( )
|
Outros.
Especifique:
|
( )
|
__________________________________________________
11. Quais são as ações desenvolvidas
pelo profissional de AEE na SRM da escola selecionada para sua pesquisa?
Resposta:
Entrevista com a família do educando para
colher informações que vão compor o
estudo de caso e fornecer orientações acerca do trabalho a ser realizado
na sala de recursos;
Entrevista com o professor, ou professores do
educando para levantamento das necessidades específicas do mesmo e planejamento
de estratégias para serem utilizadas com o mesmo;
Elaboração e execução do planejamento do AEE e
avaliação posterior do mesmo;
Produção de recursos para os educandos
atendidos na SRM, acompanhamento e orientações para o favorecimento do seu
processo de aprendizagem. As orientações são direcionadas a todas as pessoas
que fazem parte desse processo: professores, família, profissionais que atuam
na escola; colegas de turma e o próprio educando.
12.
O AEE contribuiu para a melhoria do desempenho do aluno que freqüenta esse
serviço?
Não
( ). Por que?
________________________________________________________________________
Sim
( x). Em que?
Auxilia muito os educandos, uma vez que
identifica suas potencialidades e se utiliza de estratégias para sanar suas
dificuldades, além de apoiar os professores da sala de aula comum.
13. Como o Professor de
AEE se articula com o Professor da sala de aula comum para que ambos possam
atender adequadamente as necessidades dos alunos que tem em comum?
Resposta:
Através do acompanhamento na escola do
educando para as trocas de informações, experiências, ideias e sugestões.
14.
Qual a participação da família no AEE na escola selecionada para a pesquisa?
Resposta:
As famílias são muito presentes, trazem
informações novas, comentam algum novo comportamento do aluno, pedem orientação
e comparecem quando é solicitado.
15.
Em que período os alunos frequentam a sala de recursos multifuncionais da
escola selecionada para a pesquisa?
·
No período oposto ao das aulas na
sala de aula comum.
|
(x)
|
·
No mesmo período em que frequentam
as aulas na sala de aula comum. Justifique.
|
(
)
|
__________________________________________________________________
__________________________________________________________________
16. Outras observações que
você considera relevantes a partir da pesquisa realizada.
Olá Simone ! Foi muito bom saber um pouco sobre como é o AEE em Goiânia e como seu trabalho tem sido feito. Considero primordiais as parcerias feitas com família, equipe pedagógica, e professores regente, pois essa parceria dá unidade para realização de um bom trabalho dentro da sala de recurso.
ResponderExcluirAbraço!
Renata