quarta-feira, 4 de junho de 2014

Contação de histórias para autistas
Tem várias formas de contar histórias para autistas. Um dos desafios de educadores, terapeutas e pais é aplicar atividades que ajudem desenvolver a imaginação dos autistas. Sabemos que eles têm muita imaginação e criatividade, o que precisamos é potencializar essas habilidades com o objetivo de focar no desenvolvimento do faz de conta, que é uma dificuldade para essas pessoas.


O fazer de conta é um salto do real para a abstração, é brincar com o imaginário, é representar contextos sociais, é criar novas regras, é sair de algo preso para a liberdade. Por isso é muito importante ensiná-los a brincar de fazer de conta.
As pessoas com autismo têm dificuldades na imaginação e na percepção do mundo, mas não quer dizer que não entendam o que se passa ao seu redor e que não tenha essa capacidade. O trabalho com histórias e músicas deve ser direcionado no sentido de sempre estimulá-los.  A sugestão é que comece com aquelas de personagens que eles gostem e que exija uma ação por parte da criança.
Esta atividade é ótima para ser aplicada com os alunos na escola de ensino regular, centros de atendimento Educacional Especializado em salas de recursos multifuncionais, salas de terapias e outros.


Passo a passo da atividade
1º passo
Esta atividade de contação de história se dá através da montagem de cenário. O aluno é convidado a compor a história colocando as figuras no cenário, composto por personagens e objetos. Cada figura é grudada por velcro para facilitar a ação do aluno, tornando o ato intuitivo. O aplicador da atividade entrega para o aluno uma figura por vez apontando onde colocar cada uma. A cada figura colocada no cenário o aplicador da atividade vai contando a história, nomeando os personagens e objetos.

2º passo
Após a colocação das figuras no cenário, o aplicador entrega os personagens e objetos com base, um por vez, para ele fazer o pareamento com as figuras. Estas imagens com base são colocadas atrás da figura em uma linha demarcada (Observe que para cada ponto de velcro, tem uma linha demarcando o lugar que os personagens e objetos devem ser colocados) Neste momento o aplicador de novo conta a história a cada imagem pareada no cenário.
O enredo da história é desenvolvido conforme o objetivo da atividade e nível de necessidade do aluno. Você pode usar as histórias clássicas e outras criadas por você. Escolha temas que tenha personagens que chame a atenção do aluno, pois dessa forma será mais interessante para ele e garantirá o objetivo da atividade.

Habilidades desenvolvidas
Esta forma de contação de Histórias, com a composição do cenário, ajuda a fazer com que o aluno entenda a história como um processo que tem início, meio e fim. Sabemos que este mecanismo de entendimento do processo que ele participa montando com personagens e objetos da história é uma forma que precisa ser trabalhada aos poucos. Com o passar do tempo ajudará na contação de histórias de forma tradicional.

Material utilizado
 
Feltro na cor opcional, no tamanho da mesa de aplicação (o ideal é  que esta atividade seja aplicada em uma mesa de atividades para o aluno, de forma que ele fique sentado desenvolvendo-a para não dispersar sua atenção. Você pode substituir o feltro por EVA, papelão, pano ou outro material.)
Velcro branco para ser colado no feltro de maneira que tenha uma quantidade de pontos suficientes para as figuras da história e que esteja disposto para uma boa visualização.

Figuras plastificadas dos personagens e objetos com velcro no verso.
Personagens e objetos colados em EVA com uma base para que fiquem de pé. (abaixo o modelo de como fica a figura colada na base. os personagens usados nesta atividade foram comprados em kits de aniversários feitos de EVA, com a temática do Toy Story e Cocoricó.



       













Referência:
Atividade acessada em 04/06/2014, blog “Instituto Autismo no Amazonas”http://www.autismonoamazonas.com/search/label/Atividades%20Pedag%C3%B3gicas
Por Joaquim Melo e Ana Maria

2 comentários:

  1. Olá Simone!! Adorei sua postagem, realmente muito interessante!!! Uma forma divertida de se contar uma historia.
    Um abraço

    ResponderExcluir
  2. Simone, que maravilha esta sugestão para trabalharmos com pessoas com autismo! Com certeza podemos utilizar esta estratégia com todas as crianças (ou com quem gosta de histórias?), de maneira a incluir a todos no processo. Genial!!!

    ResponderExcluir