Contação de histórias para autistas
Tem várias formas de contar histórias
para autistas. Um dos desafios de educadores, terapeutas e pais é aplicar atividades
que ajudem desenvolver a imaginação dos autistas. Sabemos que eles têm muita
imaginação e criatividade, o que precisamos é potencializar essas habilidades
com o objetivo de focar no desenvolvimento do faz de conta, que é uma
dificuldade para essas pessoas.
O fazer de conta é um salto do real para a abstração, é brincar com o imaginário, é representar contextos sociais, é criar novas regras, é sair de algo preso para a liberdade. Por isso é muito importante ensiná-los a brincar de fazer de conta.
As pessoas com autismo têm dificuldades
na imaginação e na percepção do mundo, mas não quer dizer que não entendam o
que se passa ao seu redor e que não tenha essa capacidade. O trabalho com
histórias e músicas deve ser direcionado no sentido de sempre estimulá-los. A sugestão é que comece com aquelas de
personagens que eles gostem e que exija uma ação por parte da criança.
Esta atividade é ótima para ser
aplicada com os alunos na escola de ensino regular, centros de atendimento
Educacional Especializado em salas de recursos multifuncionais, salas de
terapias e outros.
Passo a passo
da atividade
1º passo
Esta atividade de contação de
história se dá através da montagem de cenário. O aluno é convidado a compor a
história colocando as figuras no cenário, composto por personagens e objetos.
Cada figura é grudada por velcro para facilitar a ação do aluno, tornando o ato
intuitivo. O aplicador da atividade entrega para o aluno uma figura por vez
apontando onde colocar cada uma. A cada figura colocada no cenário o aplicador
da atividade vai contando a história, nomeando os personagens e objetos.
2º passo
Após a colocação das figuras no
cenário, o aplicador entrega os personagens e objetos com base, um por vez,
para ele fazer o pareamento com as figuras. Estas imagens com base são colocadas
atrás da figura em uma linha demarcada (Observe que para cada ponto de velcro,
tem uma linha demarcando o lugar que os personagens e objetos devem ser
colocados) Neste momento o aplicador de novo conta a história a cada imagem
pareada no cenário.
O enredo da história é desenvolvido
conforme o objetivo da atividade e nível de necessidade do aluno. Você pode
usar as histórias clássicas e outras criadas por você. Escolha temas que tenha
personagens que chame a atenção do aluno, pois dessa forma será mais
interessante para ele e garantirá o objetivo da atividade.
Habilidades
desenvolvidas
Esta forma de contação de Histórias,
com a composição do cenário, ajuda a fazer com que o aluno entenda a história
como um processo que tem início, meio e fim. Sabemos que este mecanismo de
entendimento do processo que ele participa montando com personagens e objetos
da história é uma forma que precisa ser trabalhada aos poucos. Com o passar do
tempo ajudará na contação de histórias de forma tradicional.
Material utilizado
Feltro na cor opcional, no tamanho da mesa de aplicação (o ideal é que esta atividade seja aplicada em uma mesa de atividades para o aluno, de forma que ele fique sentado desenvolvendo-a para não dispersar sua atenção. Você pode substituir o feltro por EVA, papelão, pano ou outro material.)
Velcro branco para ser colado no feltro de maneira
que tenha uma quantidade de pontos suficientes para as figuras da história e
que esteja disposto para uma boa visualização.
Figuras plastificadas dos personagens e objetos com velcro
no verso.
Personagens e objetos colados
em EVA com uma base para que fiquem de pé. (abaixo o modelo de como fica a
figura colada na base. os personagens usados nesta atividade foram comprados em
kits de aniversários feitos de EVA, com a temática do Toy Story e Cocoricó.
Atividade acessada em 04/06/2014, blog “Instituto Autismo no Amazonas”http://www.autismonoamazonas.com/search/label/Atividades%20Pedag%C3%B3gicas
Por Joaquim Melo e Ana Maria
Olá Simone!! Adorei sua postagem, realmente muito interessante!!! Uma forma divertida de se contar uma historia.
ResponderExcluirUm abraço
Simone, que maravilha esta sugestão para trabalharmos com pessoas com autismo! Com certeza podemos utilizar esta estratégia com todas as crianças (ou com quem gosta de histórias?), de maneira a incluir a todos no processo. Genial!!!
ResponderExcluir