sábado, 25 de maio de 2013

PESQUISA SOBRE AEE - INCLUSÃO PROMOVE A JUSTIÇA.

Pesquisa sobre AEE

Recomendo a leitura de um artigo feito pela revista Nova Escola sobre inclusão, com  Maria Teresa Mantoan que é doutora em Psicologia Educacional pela Unicamp. e leciona nos cursos de graduação e de pós-graduação da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas. Coordena o Laboratório de Estudos e Pesquisas em Ensino e Diversidade LEPED/ Unicamp. Nesse artigo,  Mantoan afirma que: "Estar junto é se aglomerar com pessoas que não conhecemos. Inclusão é estar com, é interagir com o outro". Seu texto é intitulado como “Inclusão promove justiça”, pois segundo ela a escola inclusiva é um lugar onde professores e alunos aprendem uma lição que dificilmente se ensina, que é a de respeitar as diferenças. Ela nos fala ainda sobre alguns questionamentos que ela responde abordando os seguintes assuntos:  o que é inclusão? Que benefícios a inclusão traz a alunos e professores? O que faz uma escola ser inclusiva? Como está a inclusão no Brasil hoje? A escola precisa se adaptar para a inclusão? Como garantir atendimento especializado se a escola não oferece condições? Estudantes com deficiência mental severa (estes termos constam no texto) podem estudar em uma classe regular? A avaliação de alunos com deficiência mental deve ser diferenciada? Um professor sem capacitação pode ensinar alunos com deficiência? Como ensinar cegos e surdos sem dominar o braile e a língua de sinais? O professor pode se recusar a lecionar para turmas inclusivas? Existe fiscalização para garantir que as escolas sejam inclusivas? A leitura para mim foi muito esclarecedora, recomendo a todos.
O artigo pode ser acessado através do endereço:
(http://revistaescola.abril.com.br/inclusao/inclusao-no-brasil/maria-teresa-egler-mantoan-424431.shtml)

Um comentário: