Pesquisa sobre AEE
Recomendo a leitura de um artigo feito pela revista Nova Escola
sobre inclusão, com Maria Teresa Mantoan que é doutora em Psicologia
Educacional pela Unicamp. e leciona nos cursos de graduação e de pós-graduação
da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas. Coordena o
Laboratório de Estudos e Pesquisas em Ensino e Diversidade LEPED/ Unicamp. Nesse artigo,
Mantoan afirma que: "Estar junto é se aglomerar com pessoas
que não conhecemos. Inclusão é estar com, é interagir com o outro". Seu
texto é intitulado como “Inclusão promove justiça”, pois segundo ela a escola
inclusiva é um lugar onde professores e alunos aprendem uma lição que
dificilmente se ensina, que é a de respeitar as diferenças. Ela nos fala ainda
sobre alguns questionamentos que ela responde abordando os seguintes assuntos: o que é inclusão? Que benefícios a inclusão traz a alunos e
professores? O que faz uma escola ser inclusiva? Como está a inclusão no Brasil
hoje? A escola precisa se adaptar para a inclusão? Como garantir atendimento
especializado se a escola não oferece condições? Estudantes com deficiência
mental severa (estes termos constam no texto) podem estudar em uma classe regular?
A avaliação de alunos com deficiência mental deve ser diferenciada? Um
professor sem capacitação pode ensinar alunos com deficiência? Como ensinar
cegos e surdos sem dominar o braile e a língua de sinais? O professor pode se
recusar a lecionar para turmas inclusivas? Existe fiscalização para garantir
que as escolas sejam inclusivas? A leitura para mim foi muito esclarecedora,
recomendo a todos.
O artigo pode ser acessado através do endereço:
(http://revistaescola.abril.com.br/inclusao/inclusao-no-brasil/maria-teresa-egler-mantoan-424431.shtml)
(http://revistaescola.abril.com.br/inclusao/inclusao-no-brasil/maria-teresa-egler-mantoan-424431.shtml)
Olá Simone, Parabéns pelo seu blog.
ResponderExcluirUm abraço